Quem sou eu?


FISIO EM CAMPO, UM BLOGGER CONTADOR DE HISTÓRIAS E CURIOSO POR NATUREZA


Se nos encontrássemos num congresso, conferência ou café esta seria provavelmente a nossa primeira conversa...


Hoje decidi iniciar a minha jornada pelo mundo do blogging. Motiva-me o desafio de encontrar uma audiência que possa ter interesse em ler as minhas ideias (sensatas ou descabidas), as minhas reflexões (fundamentadas tanto na ciência como baseadas na experiência); o meu conhecimento, a minha filosofia e até os meus próprios erros. 
Essencialmente partilhar ideias e experiências rejeitando o medo e o preconceito, procurando sempre criar uma atmosfera positiva e construtiva, num ambiente muitas vezes pautado pela crítica negativa.

Fisio em Campo Quem és tu?

Taça da Liga de Futsal 2017

O meu nome é Bernardo Pinto. Sou fisioterapeuta há 7 anos e colecciono já 8 anos de experiência de trabalho no mundo do desporto aos quais se adicionam uns quantos mais enquanto praticante. Sou um afortunado que teve o prazer de trabalhar em diversas modalidades (kickboxing, rugby, futsal e futebol) e com todo o tipo de escalões: desde os infantis até aos seniores. 

Destaco da minha experiência profissional o papel de coordenador do departamento clínico e fisioterapeuta da equipa sénior de futsal do C.F. "Os Belenenses" onde participei do regresso da equipa ao principal escalão da competição e a minha posição de fisioterapeuta da equipa sénior de futebol do Clube Desportivo Pinhalnovense que milita no Campeonato Nacional de Séniores.

Junto ao meu desenvolvimento técnico-profissional na área do desporto e da músculo-esquelética, juntam-se experiências diversas a nível da coordenação de serviços, tendo exercido funções enquanto Diretor Técnico da AJ Fisio na Amadora e atualmente enquanto Coordenador do Serviço de Fisioterapia da Clinigrande na Marinha Grande.

A nível académico acumulo além da licenciatura uma pós-graduação em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa. 

Destaco também o meu espírito associativo, tendo colaborado com a Associação Portuguesa de Fisioterapia em diversas inciativas, ter participado em comissões organizadoras de diversos congressos/eventos com temáticas distintas e membro integrante do MOVE.TE, plataforma cívica de desenvolvimento de programas e cuidados em Fisioterapia.

No que diz respeito ao meu cariz pessoal considero-me extrovertido, expansivo e sociável. Prezo muito a interacção entre seres humanos e destes mesmos com a natureza e os diferentes contextos culturais e sociais, conceitos que no meu entender nos permitem chegar perto dessa meta inatingível que é o "equilíbrio"
.
Sou apaixonado por desporto, cinema, música, comida e por viajar. Odeio telenovelas, reality shows, programas desportivos comentados por leigos e o Correio da Manhã

O que te traz aqui?



Neste período de tempo e após tendo atingido alguma maturidade (a literatura considera-me já um expert ao que parece), sinto a necessidade de partilhar as minhas experiências com todos e recolher diferentes perspectivas de outras pessoas, de modo a encontrar similaridades, diferenças, debates ricos em partilhas de ideias com os milhares de internautas por aí espalhados por este fantástico mundo digital.


O que posso encontrar aqui? 

Informações, dicas, conhecimento, peripécias, as minhas histórias e as de outros...

Como assim histórias de outros?! Mas um blog não é algo pessoal? 

E porque não?! Nunca sentiram que a perspetiva de outros fisioterapeutas, treinadores, jogadores até dos vossos familaires, mulheres ou namoradas possam ter contribuido para algum desenvolvimento da vossa carreira profissional? Existem diversos momentos em que diferentes pessoas da tua vida podem contribuir das mais diversas e curiosas formas para o teu desenvolvimento profissional e pessoal, desde a mais humilde ao maior guru da ciência. E porque não partilhar a perspectiva destas mesmas pessoas com vocês?! A mim fez-me bastante bem....



Mas se não sou fisioterapeuta, nem jogador, nem pretendo a vir a ser desportista onde é que isto me pode vir a interessar?!..

O que não falta são razões:

  • Curiosidade - de saber como é estar na pele de um fisioterapeuta 
  • Utilidade - para colocares as tuas questões ou aproveitar as diversas dicas que te podem ajudar na prática de actividade física ou nos teus cuidados de saúde
  • Partilha -  de ideias, de conhecimento e de experiências.
  • Conhecimento - disponível e pronto a adquirir
  • Diversão -  Porque acredito que ao tomar o vosso tempo posso torná-lo valioso e já agora divertido.


Portanto peço-vos para ficar, partilhar, discutir, debater, participar ou referenciar. Mas sobretudo espero que fiquem por aqui... Muito tempo!




Saudações Terapêuticas,

Bernardo Pinto!

Comentários